Cineasta Moysés Faria cria novo formato para Internet: WebDoc
O cineasta e diretor de Televisão Moysés Faria (foto) cria um novo formato audiovisual para internet: O WebDoc (Documentário para Web). Trata-se de um novo formato que acompanha as constantes transformações da internet e dos internautas, possibilitando o surgimento de novos negócios para o setor audiovisual. Seu primeiro experimento com o formato WebDoc ganhou vida na tela pela Internet, com o produto “CONVERSA AFINADA”, lançado na Web, no dia 14 de setembro de 2015.
O formato, criado para Internet, tem uma linguagem cinematográfica. O WebDoc também pode ser adaptado para a TV. Dinâmico, curto e eficiente, o WebDoc é preciso nas informações e responde, de forma rápida e clara, os questionamentos jornalísticos. O formato inova porque não tem a presença de um jornalista ou apresentador para intermediar a conversa; os cortes são constantes, rápidos e o produto audiovisual é permeado por inserts de sons e imagens que provocam agilidade, dinâmica, atratividade e isso desperta interesse e proporciona aos internautas uma proximidade com a narrativa de fatos que ajudam a refletir sobre questões sociais, culturais, educacionais, políticas, históricas e contribui com informação e construção de novos saberes. O termo WebDoc se origina da inovação do formato que documenta histórias narradas de maneira rápida, dinâmica, atrativa, com tempo que varia entre 4 a 12 minutos de duração.
O formato WebDoc é fruto de pesquisa e experimentos do cineasta e diretor de televisão Moysés Faria, que ganharam força a partir do ano 2013, com a criação da metodologia sistematizada de ensino em Tecnologia de Produção para TV e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica, o que deu origem ao filme, produzido exclusivamente para Web, “PÍLULA CURA GAY”, lançado no dia 07 de outubro de 2013. A película teve grande repercussão na mídia por sua inovação e tema polêmico, devido à discussão contra o preconceito. De acordo com o cineasta, criar formatos e produzir produtos para Web é uma construção apoiada na valorização do conhecimento teórico, nos recursos tecnológicos e financeiros disponíveis, nos experimentos e métodos sistemáticos de produção audiovisual.”Os resultados e os impactos obtidos nos experimentos precisam ser monitorados, avaliados e aprimorados, permanentemente. Os experimentos devem ser compartilhados para ganhar força, visibilidade e torna-los fonte de inspiração para outros realizadores de conteúdos que possuem projetos parecidos em diferentes contextos. Isso pode contribuir no surgimento de intercâmbios e interações nas redes sociais, oportunizar o aprendizado mútuo por meio dos ensinamentos extraídos das experiências de todos os envolvidos no processo, seja realizadores ou observadores”.
Segundo Moysés Faria, o processo de produção de conteúdo audiovisual para Web segue os mesmos princípios sistemáticos de produção para Cinema e Televisão, mas ele não deve ser visto como receita padrão porque projetos de produção para Web precisam ser dimensionados e moldados as especificidades de cada realidade.
O acontecimento faz surgir a possibilidade de expansão no campo do Direito do Entretenimento, que envolve Música, Cinema, TV, Vídeo, DVD, Artes Cênicas e Plásticas, Livros, “Show Business”, Imagem e Licenciamento, Multimídia, Internet (Web) e indústria de games, conteúdo para celular e Games, Moda e Esporte. A proteção pelo direito envolve basicamente atividades de proteção a criações, consultoria, elaboração de contratos e contencioso nos ramos do Direito Constitucional, no que tange a liberdade de expressão, intimidade, vida privada, honra, livre iniciativa etc.; Direitos Autorais; Direito Civil, com ênfase nos direitos da personalidade, contratos, obrigações, direito de empresa e direito do consumidor; Direito da Propriedade Industrial, basicamente no que se refere a marcas e repressão à concorrência desleal;–Direito do Trabalho; Direito Tributário e Direito Processual Civil. O mercado está com grande expansão para advogados especialistas no campo do Direito do Entretenimento que no Brasil cresce em torno de dez por cento ao ano. O setor é interessante e possui características bem diversificadas mas ainda é pouco explorado porque é pouco conhecido e não existe formação especializada no Brasil, embora já esteja surgindo alguns cursos de aperfeiçoamento.
Fonte: JusBrasil
https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cineasta-moyses-faria-cria-novo-formato-para-internet-webdoc/266581484
Comentários (0)